A Disciplina do Senhor
- Pr. Helquias Gomes de Freitas
- 4 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

O livro de Hebreus, capítulo 12:1 fala sobre a disciplina de Deus em nossas vidas. Não somos vítimas de nosso ambiente. Somos produtos de nossas decisões, mas do que nossa condição. É preciso aprender a enfrentar as lutas e tribulações. Maneiras erradas de reagir às provações, tribulações e correções. Veja alguns perigos:
1 – Perigo de desprezar – no verso 5 diz assim: “Filho meu, não desprezes a correção do Senhor”. Às vezes ignoramos a correção de Deus e a encaramos de forma leviana. Não podemos perder o tempo das oportunidades que o Senhor tem nos dado para guardar no coração os valores da Sua palavra.
2 – O perigo de sentir-se desesperançado – No mesmo vers. 5 diz: “E não desmaies quando for por ele repreendido”. Há um perigo real em desistir e nos entregarmos à situação de sofrimentos. Dizemos: Aquilo nos esmaga e não podemos suportar. Ficamos ressentidos e começamos a reclamar e murmurar. Isso é o que a Bíblia diz: “Não desmaies...” A alegria do Senhor é a nossa força. Ele supre cada uma das nossas necessidades. Podemos todas as coisas nele. Ele é a nossa esperança.
3 – O perigo de ficar amargurado – Hebreus 12:15 diz: “E que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”. Há pessoas que são amáveis e simpáticas, mas quando vem os infortúnios, tornam-se egocêntricas, azedas e amargas. Como enfrentar? No vers. 11 está a resposta: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. “Veja com atenção a frase neste verso: “Por ela exercitados" - A raiz da palavra é ginásio. “Ser completamente desnudado”. Somos levados como os jovens eram levados nos jogos gregos para aperfeiçoarem fisicamente o corpo.
No ginásio de Deus, Ele nos ensina a enfrentar as provações.
Que o Senhor nos abençoe.